segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Descobrindo a utilidade dos Software como recurso pedagógico

Na oportunidade de participar do curso de informática educacional, aprendemos sobre softwares e como utilizá-los em sala de aula, ou seja, um recurso pedagógico. Dessa forma apresento aqui um exemplo de Software.

Aplicando Softwares em Sala de Aula
Ao conhecer e ter contato com o recurso de Softwares, grande foi a minha surpresa, devido a grande possibilidade de exploração que nos proporciona. Citarei um exemplo de Software e as possibilidades de exploração:
Mouse Mágico
Neste software basta selecionar o tema e na tela arrastar o mouse para aparecer, como em um passe de mágica, a gravura relacionada ao tema, Animais, Brinquedos, meios de transportes e objetos que temos em casa. Ao trabalhar um destes conteúdos podemos utilizar o software para a exploração da gravura que aparece na tela, por exemplo: Brinquedos: como é este brinquedo?, como podemos brincar com ele, quais são as suas características?, quais são as cores que apresenta? Quais são os cuidados que devemos ter com ele? Quantos em nossa turma possuem um brinquedo assim? Partindo deste comentário e exploração oral poderemos confeccionar um gráfico, registros com desenhos, um texto coletivo sobre o brinquedo que aparece neste recurso e os brinquedos que temos em casa, confeccionar alguns brinquedos em sala, logo após registrar com a máquina digital e lançar as fotos no computador, pelo qual todos poderão ver a sua foto e dos colegas também, cada um poderá registrar a foto com o seu nome, nomear o brinquedo que aparece no recurso. Além disso poderemos realizar um Diário de Bordo, no qual um brinquedo visitará todas as crianças em suas casas passando uma noite em cada uma, sendo que a tarefa do responsável por levar o brinquedo deverá cuidar dele e os pais registrar no Diário da Turma como foi a visita, no dia seguinte a criança relata aos colegas e o professor poderá ler em voz alta os registro daquele dia, por fim o diário poderá ser descrito no computador após todos realizarem seus registros, em forma de texto relatório e com fotos em anexo.

Nenhum comentário: